Avançar para o conteúdo principal

Campeonato Nacional Absoluto 2017 - Mora

Desde o Portugal ''O'' Meeting realizado naquele concelho que eu não competia naqueles terrenos, sem dúvida são dos terrenos mais rápidos que temos no Alentejo e em Portugal. Por saber isso quando comecei a minha preparação para a prova e dado ao momento de forma que vou atravessando sentia que podia disputar a vitória em todas as etapas e em especial nos 2 campeonatos nacionais que estavam integrados nestes 3 dias de pura orientação, o campeonato nacional de distância média e o campeonato nacional absoluto.
Para o primeiro dia estava reservado o campeonato nacional de distância média no mapa da Mata de Cabeção, terreno misto de pinhal e montado bastante rápido, comecei bem a prova mas não consegui fazer uma orientação fluida e livre de pequenos erros de direção, no final acabei por perder uns minutos para o vencedor Tiago Aires e assim não revalidar o título nacional nesta distância. Terminei a prova em 3º lugar a 15 segundos do 2º e a cerca de 2 minutos do 1º.
Percurso 1ºdia - Campeonato Nacional Distância Média
Resultados 1º dia
No segundo dia a comitiva orientista regressou aos terrenos da herdade da Casa Branca para disputar o apuramento para a final. Das 60 vagas disponíveis para a final eu estava interessado particularmente numa. Queria ser o último a partir na final e assim conseguir gerir os ritmos de prova nos momentos que possibilitassem ver os adversários, claro que partir nesta posição pode ser uma grande desvantagem caso a prova corra mal pois ficamos cada vez mais sozinhos na floresta e a desmotivação cresce, mas para contrabalançar com este aspeto menos bom  estava a minha enorme confiança. Realizei um percurso muito bom a nível técnico e a um ritmo confortável, permitiu-me vencer o apuramento e consequentemente ser o último a partir para a tão aguardada final.
Percurso 2º Dia - Apuramento
Resultados 2º dia
No terceiro e último dia de orientação chegou a aguardada final do campeonato absoluto. Prova sempre no limite, mas não livre de erros técnicos, senti por diversas vezes que a vitória podia ser minha. Analisando os parciais alternei bastantes vezes a liderança com o Pedro Nogueira, tendo assumindo a liderança bem perto do fim. Um erro no ponto 27 custou-me um atraso de cerca de 15 segundos que tentei fechar nos últimos pontos, ficou a faltar 1 segundo! Acabei por ser vice-campeão atrás do Pedro (Tiago Aires completou o pódio) o que me deixou um bocadinho frustrado na altura, sobretudo porque durante o percurso senti que podia ganhar, mas confiante para a época 2018 no que toca à modalidade de orientação...
Percurso 3º dia - Final Campeonato Nacional Absoluto
Resultados 3º dia - final
Resumo técnico 3 etapas

M

Comentários